segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A nifedipina (o nifedipino en español)


Estava estudando sobre a crise hipertensiva e li um artigo muito interessante sobre esse medicamento que tanto usei e usamos quando estava no meu internato rotativo. Este artigo diz assim:

A grande importância dessa droga no nosso meio é a enorme "experiência" prática dos médicos com o uso da sua fórmula líquida (cápsulas) que é admistrada de forma sublingual, agora vem o melhor:

- A nifedipina é absorvida por via enteral, detalhe muito interessante, ou seja, que o paciente tem que mastigar a cápsula e o líquido deve ser engolido;

- Nunca foi aprovada pela FDA;

- Existem graves efeitos adversos potenciais;

- A PA pode cair abruptamente, até mesma à hipotensão arterial severa;

- Pode precipitar um IAM, AVE, TIA e angina instável (ou seja, essas são formalmente suas contra-indicações, inclusive na dissecção aórtica)


Conclusão, essa droga não deve ser usada no tratamento das crises hipertensivas (nem emergências, nem urgências), nem mesmo no tratamento crônico da HTA.

Ai, você pergunta, então pra que serve?
Depois de muito pesquisar, li que serve como tratamento ALTERNATIVO para pacientes negros ou com I. Renal aguda precipitada pelo captopril. Dose da nifedipina é de 5-10 mg VO (mastigar e engolir, lembre-se) início da ação de 5-15 minutos e seu efeito dura de 3-5 horas.


Queria salientar que vários textos, inclusive àqueles destinados aos residentes, trazem esse medicamento como primeira linha no TX das crises hipertensivas, o pior de tudo foi que, quando realizava meu internato, também li desses textos, menos mal que nada de grave aconteceu com os pacientes que fizeram uso da nifedipina.
Mazinha

Um comentário:

  1. Oi mazinha, gostei muito do tema, cheguei aqui pesquisando sobre os anti-hipertensivos na emergência, já que estudo enfermagem, e olha que sempre vejo a nifedipina sendo usada em crises hipertensivas e outras patologias também. Vou pesquisar mais e depois volto a entrar. Mas de antemão adorei... faltava algo assim

    siga.....
    Elaine Nogueira... RS

    ResponderExcluir